06 junho 2006

Curso De Direito Do Consumidor

Sinopse

Este inédito estudo vem a lume trazendo a sistematização das normas e princípios consumeristas. Os primeiros itens desenvolvem o escorço histórico do direito do consumidor e abordam os princípios constitucionais de proteção ao consumidor. Em seguida são conceituados institutos essenciais como relação de consumo, consumidor e fornecedor, produto e serviço e outros. Adiante, examinam-se os direitos básicos do consumidor e os princípios contidos no CDC. A obra envereda, então, pelo tema da responsabilidade civil objetiva, oportunidade em que se apresenta um amplo estudo sobre vício e fato do produto ou do serviço, prescrição, responsabilidade dos profissionais liberais, garantia legal e contratual e outras questões. São, ainda, desvendadas as implicações da publicidade e da oferta, da proteção contratual, das práticas abusivas e da desconsideração da personalidade jurídica e os aspectos processuais da defesa dos direitos do consumidor. Ao longo de toda a obra, são analisados casos concretos, com fulcro na jurisprudência recente, que ajudam na compreensão dos temas.

Um comentário:

Silvia Regina Becker Pinto disse...

Caro Rezzatto Nunes,

Sou Prmotora de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul. Mestre, pela PUCRS, em Direito, na linha de pesquisa Instituiçoes de Direito de Estado, e Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Acabei de ler a tua obra sobre a dignidade da pessoa humana proposta como princípio absoluto e fiquei com muito boa impressão dela. Observei que ela vai ao encontro da idéia de uma suprapositividade defendida, entre outros, por Otto Bachof e tb pelo meu orientador, Prof.Dr. Paulo Otero. Paralelamente, estive vendo uma entrevista com Richard Dawkins que, negando a existência de Deus, dfende o humanismo e estou curiosa para saber de que maneira esse humanismo se estrutura e fundamenta desconsiderando uma força organizadora ou intelectiva do universo (por que, as forças da natureza, por essência, só desorganizam, como o vento, a água, o ar e a terra). Se já tiveres pensado a respeito, podemos, se desejar, trocar algumas idéias. Cordial abraço e parabéns pelos seus escritos.