23 fevereiro 2009

Suas compras nos supermercados e feiras livres: saiba que cuidados tomar.

É simples e todo mundo faz. Aliás, para algumas pessoas é também lazer. Mas, comprar alimentos em supermercados, feiras livres, mercearias etc exige alguns cuidados que vale a pena sempre relembrar. Veja a seguir algumas dicas.

• No supermercado
• Oferta x gasto total
Não se iluda com as ofertas fantásticas e de baixos preços de alguns produtos. O importante não é que você vai comprar um ou outro mais barato, mas sim a média de preços. Como você sempre compra mais coisas do que as que estão em oferta, o barato pode sair caro. Por isso, analise os preços dos produtos que não estão em oferta. É o quanto você gasta no total que é importante.
• Vá alimentado
Parece bobo, mas muda muito a atitude de compra: Alimente-se antes de ir ao supermercado, pois, quando se está com fome, tende-se a comprar mais do que o realmente necessário.
• Não leve crianças
Evite levar as crianças, pelo mesmo motivo do parágrafo anterior, ou seja, para evitar comprar produtos desnecessários.
• Prazo de validade
Quanto aos produtos perecíveis, calcule se todos os que você vai adquirir serão consumidos dentro do prazo de validade. A indicação desta é obrigatória por lei.

• Preço x quantidade líquida
Compare os preços entre os produtos nas prateleiras, porém leve em consideração a quantidade líquida contida nas embalagens. Não se iluda com os tamanhos. Às vezes, uma lata grande tem menos conteúdo líquido que uma lata de menor tamanho.
• Preço da oferta x preço unitário
Cuidado com ofertas do tipo “leve 3 pague 2”. Confira o preço unitário para ver se vale a pena.
• Registro, identificação e refrigeração
Para sua segurança, não compre produtos sem registro e de origem desconhecida (identificação do fabricante), bem como os que não apresentem a descrição dos componentes. Examine também as instruções sobre acondicionamento. Se o produto necessita de refrigeração, só o adquira se ele estiver acondicionado em cabine frigorífica. Se não estiver, não compre, mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade.
• Enlatados e embalados
Preste atenção aos produtos enlatados. Não leve latas amassadas, estufadas ou enferrujadas. Se os produtos são embalados a vácuo (como salsichas, lingüiças etc.), não compre os que apresentarem bolhas de ar ou líquidos dentro das embalagens, nem leve aqueles que estejam soltos dentro da embalagem ou apresentem manchas esverdeadas. Não compre, também, o produto embalado em caixinhas que estejam dobradas, rachadas ou úmidas, e nas embalagens de vidro, não compre as com tampa enferrujada, nem as que o líquido esteja turvo e espumoso.
• Congelados e massas frescas
Lembre-se: massas frescas devem estar em balcões frigoríficos. Produto congelado tem que estar duro como pedra.
• Na balança
Na compra por peso, cheque a balança. Veja se antes da colocação do produto ela indica “zero”. Verifique o selo de autenticação do IPEM. Nas balanças eletrônicas, confira se foi acionado o preço correto no teclado. Quanto aos produtos pré-pesados e já embalados, em caso de dúvida quanto ao peso, peça nova pesagem e confirme se está correto.
• Embalagens transparentes
Nos cereais pré-embalados, evite as embalagens coloridas, que não permitem a verificação do produto. Adquira, após checagem da aparência, os produtos em embalagens transparentes.
• Preço do produto
Confira se o preço da etiqueta é o mesmo o que está anunciado no cartaz. Alguns supermercados usam códigos em vez de preço. Cheque o valor no caixa ou através do ticket.
• No caixa
Procure sempre conferir, nem que seja mais ou menos “de cabeça”, o valor total que dará sua compra. Os erros de digitação dos caixas acontecem e você pode acabar pagando um valor maior que o devido.
• Prova
Guarde o ticket da compra e, em caso de perceber em casa problema com produto deteriorado, reclame imediatamente. Não deixe o tempo passar.
• Feiras livres
Em relação à compra de mantimentos, embalados, enlatados, em caixa, em vidro, assim como em relação à embalagens transparentes siga as instruções que dei acima. Faça o mesmo com as balanças.
• Fim de feira
As feiras não são mais as mesmas. Até aquele famoso precinho camarada de fim de feira, para os produtos que sobraram, agora, às vezes, é maquiado. Já existem no mercado feirantes que levam produtos de qualidade inferior para vender no fim da feira, no lugar dos produtos de melhor qualidade. A solução é checar a qualidade dos produtos em qualquer horário da feira, mesmo no fim. Cuidado com ofertas enganosas, especialmente as feitas “de boca”. Desconfie e compare com as ofertas das outras bancas antes de comprar.
• Comparando preços
Como sempre, pesquise preços antes das compras. Cuidado com as ofertas. Algumas bancas oferecem produtos em baciadas; outras oferecem o mesmo produto por quilo e outras, ainda, por dúzia. Só compare preços em medidas compatíveis. Se as ofertas forem feitas por formas desiguais, faça você mesmo a equiparação. Conte, por exemplo, quantas unidades há na bacia para poder comparar o preço oferecido pela banca que vende por dúzia.
• Como comprar carnes, aves e peixes nos supermercados, feiras livres, açougues etc
• Os balcões
Antes de comprar, examine os balcões de atendimento dos supermercados, bem como os balcões de entrepostos e feiras livres e, claro, dos açougues. Eles devem estar em perfeitas condições de higiene. Paredes e balcões devem estar limpos e claros. A luz utilizada nos locais de apresentação e armazenamento não pode ser vermelha. O uso da luz vermelha é ilegal, pois mascara a verdadeira cor da carne. A cor natural da carne bovina é vermelho-clara.
• Como checar a qualidade de carnes vermelhas
A carne estará deteriorada quando:

a) apresentar zonas (ou manchas) escurecidas;
b) apresentar zonas ou pontos secos.
• Carne moída
A carne deve ser moída à vista do consumidor, para evitar a mistura de carne boa com deteriorada ou da carne pedida com outra de segunda linha.
• Carne de porco
Cuidado com as carnes de porco, que exigem atenção especial. Ela estará deteriorada se apresentar pequenas bolinhas brancas (conhecidas como “canjica”).
• Como checar a qualidade das aves
As aves também apresentam características importantes a serem examinadas. A sua carne estará boa quando tiver consistência firme, cor amarelo-pálida, brilhante e com odor (cheiro) suave, e estará deteriorada quando:

a) apresentar cor esverdeada;
b) sua consistência não estiver firme;
c) apresentar cheiro forte.
• Como checar a qualidade dos peixes
Quanto aos peixes, somente adquira os que tiverem o corpo rijo (duro), escamas firmes e os olhos salientes e brilhantes.
Já os peixes secos, como o bacalhau, estarão deteriorados se apresentarem manchas úmidas ou avermelhadas.

• Intoxicação
Em caso de intoxicação, não jogue fora o resto do produto (preparado ou não) consumido. Guarde-o como prova e denuncie imediatamente aos órgãos de defesa do consumidor. Por isso não jogue fora as notas fiscais das compras efetuadas, pelo menos até o consumo final (sem problemas) dos produtos.

Nenhum comentário: